Sobre

Hermes Rodrigues Nery nasceu aos 15 de junho de 1965, em Curitiba (PR). Fez seus estudos básicos com os salesianos, no Instituto Dom Bosco (SP),e cursou o bacharelado em História, na Pontifícia Universidade Católica (SP). Licenciou-se em História pela PUC-SP, em 1991, fez o curso de Francês, na Aliança Francesa de São Paulo, e Grego, na Escola Dominicana de Teologia (SP). Iniciou a sua vida docente como professor de História, em escolas da rede pública e privada de ensino, dentre elas a Escola Israelita Chaim Bialik (SP).

Jornalista (MtB 42679/SP), foi diretor da União Brasileira de Escritores (gestão de 1992-1994), ingressando no Jornal da Tarde (1988) e O Estado de São Paulo (até 2002), com publicações na área de Cultura, Educação e Política. Publicou em 2003 o livro “Presença de Rachel”, conversas informais com a escritora Rachel de Queiroz, com lançamento na Academia Brasileira de Letras. Foi assessor de Imprensa na Câmara Municipal de São Paulo e Companhia de Processamento de Dados da Prefeitura de São Paulo (1994-1997). Pós-Graduado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especializou-se em Bioética, em curso promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Pontifícia Academia para a Vida (Vaticano), tendo como orientador de sua monografia o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antonio Augusto Dias Duarte.

Foi Coordenador de Imprensa e Marketing da Universidade do Grande ABC (1999-2002. Foi coordenador-geral no Acampamento Paiol Grande (que recebe mais de dez mil estudantes por ano para atividades educativas e recreativas), em São Bento do Sapucaí (SP), aonde passou a residir desde 2001. É casado, com 2 filhos. Atuou também na Pastoral da Educação e foi coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Taubaté.
Com ampla experiência profissional no magistério e jornalismo, com atuação em gerência em empresa educacional da iniciativa privada e em gestão pública, no campo legislativo e executivo. Depois de quase 30 anos com atividade como professor (em todos os níveis, do básico ao ensino superior, tanto na iniciativa privada quanto pública), atua em cursos de formação, na área de educação, comunicação e política, também com aulas particulares e ensino a distância.

Como gestor público, foi Presidente da Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí, com um mandato propositivo, com várias realizações, e como ordenador de despesas, teve contas aprovadas pelo Tribunal de Contas e inteiramente ficha limpa. Foi também Presidente do Conselho Municipal de Educação e Chefe de Gabinete do Executivo Municipal (2017-2020).

Em 2005, a convite do Bispo da Diocese de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden, foi nomeado coordenador da Comissão em Defesa da Vida, atuando junto com a Pastoral Familiar. No mesmo ano fundou o Movimento Legislação e Vida e desde então tem ido regularmente a Brasília, para levar informações aos deputados, senadores e ministros do STF sobre questões vida e família, participando de várias audiências públicas, formação com o clero, profissionais liberais, professores, etc. Foi o coordenador-geral do I Congresso Internacional em Defesa da Vida, em fevereiro de 2008, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de onde saíram as diretrizes para a atuação no Congresso Nacional, junto às Frentes Parlamentares em Defesa da Vida e da Família, obtendo, dentre outras importantes vitórias, para evitar a legalização do aborto no Brasil. Também em 2014, atuou junto com outros grupos pela retirada da ideologia de gênero no Plano Nacional de Educação, outro grande sucesso do movimento pró-vida nacional. Foi eleito, em 2018, presidente da da Associação Nacional-Pró-Vida e Pró-Família, representando a principal entidade pró-vida do País, na audiência pública sobre aborto, no Supremo Tribunal Federal, se posicionando em defesa da vida, desde a concepção.

A sua experiência em gestão pública (também como Assessor Legislativo no Senado Federal), no campo legislativo e executivo, o tornou um perito em Administração Pública e destacado líder Pró-Vida e Pró-Família do País. Foi secretário-geral do Movimento da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto, membro do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Presidente da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, diretor da Associação Guadalupe e Coordenador Nacional do Movimento Legislação e Vida. Desde 2022, mantém lives no seu canal no YouTube, reunindo parte de suas exposições no livro “Controle Oculto: a agenda do poder global”.

Livros publicados:

  • O Dilema de Páris (romance), Edicon, São Paulo, 1996.
  • Presença de Rachel – converas informais com a escritora Rachel de Queiroz, Ribeirão Preto (SP), FUNPEC Editora, 2002, ISBN 85-87528-50-5.
  • A Igreja é Viva e Jovem, São Paulo, Editora Linotipo Digital, 2013.
  • Legislação e Vida – a vitória da vida no parlamento brasileiro e a sua judicialização no Supremo Tribunal Federal. Florianópolis (SC), Editora estudos Nacionais, 2018. ISBN 9788567394725.

Pronunciamentos no Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal e palestras disponibilizados no YouTube: